No momento de criar os planos para estacionamentos, podem surgir algumas dúvidas relacionadas ao tempo de permanência dos carros, quais os melhores pacotes mensais e taxas diárias. Isso devido ao fluxo de seu estacionamento, pois apesar do preço variar pouco de um estabelecimento para o outro, as formas de contratação devem ser diferentes.
Sem contar que criar planos diferenciados aos demais estacionamentos da região podem ajudar no destaque de seu negócio.
E pensando em facilitar este processo de desenvolvimento de um plano para seu estacionamento, separamos 5 dicas.
1° Pesquise a concorrência
Procure entender como os outros estacionamentos trabalham com seus planos de valores e pacotes.
Mas entenda que não se trata de copiar fórmulas de sucesso de outros estabelecimentos, mas ter uma referência de planos que estão tendo bons resultados com o público da região.
2° Entenda o seu cliente
Depois de entender como os outros estacionamentos trabalham, agora chegou o momento de entender qual o seu público. Saber o seu potencial de compra pode ajudar muito na elaboração dos seus planos.
Realize pesquisas de satisfação com os clientes, e assim poderá saber quais os pontos que podem ser melhorados.
Leia também: Como fazer o controle financeiro do meu estacionamento?
3° Crie estratégias de prospecção de clientes
Uma ótima forma de atrair novos clientes ou até mesmo fidelizá-los, é a implantação de promoções ou brindes. E isso pode ocorrer com cartões de fidelidade, descontos para clientes que usam mais horas do que o esperado e até mesmo parcerias para os planos mensalistas.
4° Invista em consultoria
Ao contratar uma consultoria, ficará mais fácil entender quais as falhas e acertos de seu plano atual de vendas. E com esse levantamento o consultor poderá elaborar um novo plano de estacionamento, pensado e desenvolvido exclusivamente ao seu negócio.
Após a implantação do plano, fica mais prático apenas manter as mesmas técnicas até que haja a necessidade de atualização.
Talvez você também se interesse por: Controle de estacionamento: É o momento de contratar uma consultoria?
5° Mantenha-se atualizado
Apesar do cenário de empreendimento em estacionamentos não sofrer tanto com as mudanças aceleradas de nossa sociedade, a necessidade de sempre se manter atualizado é uma realidade de todos. Então é muito importante que você sempre procure novos cursos, e realize pesquisas de mercado.
Assim poderá ficar sempre atualizado de todas as mudanças nos hábitos de consumo de seu cliente, e facilitar a aproximação com o mesmo.
Dica extra: Seja flexível quanto às formas de pagamento
Essa sem dúvidas é uma das melhores formas de se destacar em meio aos demais empreendimentos da área, e isso sem precisar reduzir as taxas ou ofertar serviços adicionais.
O oferecimento de diversas formas de pagamento é a opção mais simples de facilitar o pagamento por seus serviços, além de transparecer ao cliente a praticidade do seu estacionamento. Invista no recebimento com cartões, e procure aceitar diversos tipos de bandeiras. E outra forma muito interessante de flexibilizar o pagamento, é através do recebimento de cartões de crédito.
O uso de cartão é a forma mais segura de pagamento, além de garantir a maior praticidade e agilidade no processo de cobrança, gerando também o maior controle de caixa.
Ao seguir o passo a passo acima, ficará bem mais fácil elaborar um bom plano para o seu estacionamento. Lembrando sempre que os planos e promoções podem variar conforme sua localização, sazonalidade e necessidade de seu cliente.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!