O grande desafio da maioria das pequenas e médias empresas está na criação de processos. A organização de forma inteligente e padronizada do fluxo de trabalho, visando a melhor performance do seu negócio, pode contribuir de forma decisiva para o seu sucesso.
Por onde começar? Qual a melhor forma de fazer isso em um estacionamento?
A padronização de processos envolve muito mais do que simplesmente organizar e padronizar as operações. Antes de tudo é preciso definir qual o método mais adequado para o seu negócio. Neste caso, é importante envolver pessoas que conheçam a operação e todos os seus processos internos.
Somente com essa expertise é possível mapear os processos e definir padrões. Para isso, o gestor deve definir um organograma com os responsáveis por cada tarefa a ser executada para os serviços em questão.
Também é necessário um alinhamento de expectativas sobre os resultados esperados, definindo claramente os objetivos para cada setor. Assim será possível determinar a jornada ideal para a padronização, estabelecendo metas claras, baseadas na realidade atual e aonde se quer chegar.
Com essa visão clara é possível iniciar a padronização dos processos da operação.
dentro das melhores práticas corporativas.
Primeiros Passos
Devemos começar com um checklist que envolva as seguintes informações:
– Entender e mapear todos os processos internos de cada setor;
– Definir os responsáveis por cada etapa destes processos;
– Colocar de forma clara os resultados a serem alcançados;
– Estabelecer os OKRs(objetivos e metas) na padronização dos processos;
– Definir as ferramentas que auxiliarão na gestão.
Conheça os Benefícios da Padronização de Processos para Estacionamentos
Os estacionamentos envolvem muitos processos. Por isso, é preciso compreendê-los a fundo, desde o marketing, assistência ao cliente, até o pagamento, ou seja, todas etapas envolvidas na operação.
Este é o melhor caminho para definir uma padronização que seja realmente eficiente.
Veja os benefícios para o seu estacionamento
1 – Melhor Gestão de Custos
A gestão padronizada dos processos possibilita a economia de recursos, tempo e dinheiro, proporcionando uma visão mais clara de onde será necessário investimento e as melhorias a serem implementadas.
2 – Aumento da Produtividade
A padronização dos processos possibilita um grande ganho de performance e consequentemente de produtividade para o negócio.
A manutenção constante dos processos dá condição para a equipe otimizar tempo e consequentemente melhorar a velocidade na gestão dos mesmos, onde os colaboradores também são beneficiados na execução das suas tarefas.
3 – Ganho na resolução de problemas
Com a padronização de processos fica mais fácil para o gestor entender os riscos do negócio. Além da facilidade de corrigir problemas em virtude do mapeamento de todos os touchpoints da operação.
4 – Facilidade no treinamento e qualificação de novos colaboradores
A documentação, racionalização, otimização e padronização de todos os processos no estacionamento facilita muito a qualificação e treinamento da equipe. Além de colaborar para a integração da equipe e manutenção do padrão dos serviços e controle de processos. O acompanhamento da performance, facilita as intervenções de forma rápida e efetiva no caso da constatação de algum problema.
5 – Melhoria contínua
Graças a evolução tecnológica, a padronização de processos em estacionamentos precisa ser revisto e acompanhado de perto com frequência. Isso possibilita o crescimento constante da empresa e da própria equipe, motivada pelo crescimento e performance do negócio.
Sem contar a motivação pelo desenvolvimento de novos processos e melhorias.
Existe um atalho para facilitar a padronização de processos?
Não acredite em fórmulas milagrosas. Esse processo leva tempo e exige capital intelectual, liderança, recursos financeiros e humanos. Neste caso, o melhor caminho é aproveitar o know-how de quem já tem experiência no assunto. A terceirização com empresas especializadas em gestão de estacionamentos pode ser o melhor caminho.
Por que contratar uma gestão terceirizada?
Aproveitar o conhecimento já adquirido, podendo decidir por uma marca já reconhecida por sua performance, com certeza é uma excelente opção.
Os principais ganhos na contratação de uma empresa terceirizada para gerir o seu estacionamento são:
– Menor risco e preocupação na administração do seu estacionamento;
– Garantia de uma equipe altamente qualificada para realizar o atendimento ao seus clientes;
– Ganho de tempo na padronização de todos os processos que envolvam a gerência do estacionamento;
– Acesso às melhores tecnologias disponíveis no segmento de estacionamento;
– Transmissão da qualidade e percepção dos clientes com relação ao branding já consolidado no seu empreendimento.
Por fim, com a contratação de uma empresa especializada em estacionamentos, é possível otimizar tempo e padronizar processos, além de poder contar com toda a estrutura e suporte que ela pode oferecer ao seu negócio.