É notório que uma das maiores motivações na utilização de um estacionamento está na localização e proximidade do destino final do cliente. Mas, será que apenas isso é o suficiente para garantir o sucesso de um estabelecimento?
Quais fatores devem ser considerados na hora de decidir se o seu estacionamento terá boa viabilidade? Abaixo listamos alguns pontos que devem ser analisados e levados em conta antes de iniciar a operação:
1º Análise Arquitetônica e Análise de Viabilidade de Implantação do Local.
Engana-se quem pensa que abrir um estacionamento é apenas realizar a marcação de vagas, contratar um controlador de acesso e cobrar por isso. Para garantir que o seu novo empreendimento tenha sucesso e traga os lucros e resultados esperados, é necessário um estudo aprofundado do local, analisar questões como a sua área de influência, oferta de vagas, necessidades de regulamentação, tarifas praticadas pela concorrência, tempo médio de permanência, taxa de rotatividade, potencial de ocupação e demanda reprimida.
2ª Elaboração do Projeto para o Estacionamento
Após definido o local do estacionamento, devemos desenvolver o estudo preliminar para propor as soluções técnicas de custo e de qualidade, e depois dimensionar e especificar os investimentos e a infraestrutura necessária, realizando o mapeamento dos custos operacionais.
Outros pontos que devem ser considerados na elaboração do projeto:
- Otimização do layout de vagas e pontos de acesso;
- Regras de circulação interna;
- Quantidade prevista por lei e posicionamento de vagas especiais (PNE, Idosos e gestantes);
- Localização de áreas para estacionamento de motocicletas e bicicletas;
3º Foco na Equipe / Time motivado
Dimensionar bem a equipe e investir no desenvolvimento do seu time é essencial para melhorar a experiência do cliente no estacionamento.
É importante ser assertivo ao definir os cargos e a escala do quadro de colaboradores, pois os custos envolvidos na composição de salários e encargos sociais impactam diretamente no resultado do negócio.
Estabelecer um bom atendimento é uma ótima maneira de se destacar da concorrência, promovendo as melhores práticas de atendimento e incentivando os seus funcionários a buscar o feedback dos clientes para desenvolver estratégias de processos operacionais mais eficientes.
4º Dimensionamento de Acessos e Circulação Interna
É necessário realizar um estudo de circulação do estacionamento, avaliando a funcionalidade dos acessos e a organização dos fluxos internos e externos de veículos e pedestres. Existem recursos tecnológicos que possibilitam essa análise através da simulação da circulação interna, bem como as entradas e saídas dos estacionamentos, identificando conflitos e gargalos. Um diagnóstico criterioso do processo pode minimizar significativamente os custos operacionais e de implantação.
5º Planejamento Tecnológico de Automação e Controle
As tecnologias de automação e controle são muito importantes para garantir a eficiência e confiabilidade do estacionamento. Existem muitos recursos disponíveis como:
- Sistema de controle de acesso de veículos com cancelas nas entradas e saídas;
- Estações de pagamento automatizadas e pagamento online;
- CFTV para monitoramento das atividades;
- Centro de controle operacional – CCO.
6º Política de Preços
Definir a melhor política de preços, analisando as características locais e as necessidades de cada estacionamento. A necessidade de aumentar a receita e a rotatividade das vagas tornando-se competitivo perante os concorrentes e mantendo os interesses da empresa em primeiro lugar pode garantir a melhor performance da operação.
Por onde começar?
As variáveis para a execução de um projeto de estacionamento são muitas. Confiar todo esse processo e a sua gestão para uma empresa que está há 30 anos no mercado pode ser um facilitador e o diferencial para garantir a otimização, lucro e o sucesso para a sua empresa. Entre em contato e conheça melhor as nossas soluções.